quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pelas margens do Sena


Paris te dá várias opções de locomoção. Uma melhor que a outra.

Você usar o metrô. Com dezenas de estações e muitos quilômetros de trilhos, é um dos mais antigos da Europa e cobre praticamente toda a cidade. Com o mapa, de distribuição gratuita, na mão e alguns euros, você chega em qualquer lugar.

Você pode usar os ônibus. Opção desconhecida por mim (que sempre ando a pé ou de metrô), mas muito bem indicada pelos veteranos, como a Maria Lina do blog Conexão Paris. Este meio de transporte também te leva a qualquer lugar com a vantagem de descortinar a cidade para você, através de suas janelas.

Você pode alugar uma Vèlib. Já indiquei o post da Maria Lina aqui e imagino como deve ser agradável deslizar pela cidade em cima de duas rodas.

Você pode caminhar. Sem dúvida nenhuma, a melhor das três opções, porque além de te mostrar a cidade, te permite experimentá-la. Você pode parar nas lojas interessantes, registrar paisagens únicas e viver a cidade mais de perto.

Agora, dentre os muitos caminhos possíveis dentro da cidade, não esqueça das margens do Sena. Além de ser um passeio muito agradável - sempre tem uma brisa gostosa acompanhando seu curso - ele oferece ainda dois atrativos.

O primeiro são as pontes. Várias, lindas, antigas, rebuscadas, simples, famosas, comuns. Todas elas tem seu charme e te levarão a algum lugar conhecido ou a descobrir.

O segundo são as banquinhas de comércio, instaladas em alguns pontos ao longo do rio. Passei por várias dessas lojinhas e encontrei nelas muitas coisas interessantes. Foi em um desses passeios que comprei a maioria dos quadros que hoje enfeitam as paredes da minha sala. Eu estava indo do Louvre à Saint Chapelle e passei por uma banca repleta de telas. A vendedora me explicou que era um grupo de artistas que se juntaram para vender suas produções no mesmo lugar. Também encontrei, em outros pontos, cartazes com ilustrações antigas, promovendo shows ou cafés famosos na cidade, há décadas atrás. Enfim, um souvenir peculiar.

Passear em Paris é sempre bom, mas se puder, aceite a companhia do Sena. Você vai gostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário