sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pastel de Belém


Antes de mais nada, uma informação muito importante - ainda mais para uma turista advogada: só existe um Pastel de Belém, hein? O nome foi registrado pela casa que fabrica no bairro de Belém, em Lisboa. Aqueeele famoso, que vem na caixinha azul e branca, sabe? Os demais são pastéis de nata, não podem ser chamados pelo nome registrado pela casa acima citada. Estamos combinados? Sem gafes? Ok.

Falando do que interessa, o Pastel de Belém é muito bom. É ma-ra-vi-lho-so. Resguardando o direito de outras opiniões que chegam a afirmar que alguns produzidos aqui no Brasil seriam até melhores, eu ouso discordar. Veementemente.

Quando fui provar esses pastéis, fui no dia do carnaval em Lisboa, que já falei nesse post aqui. Aproveitei para ver o espetáculo, saboreando essa delícia.

Peguei uma fila bem razoável, mas que andou surpreendentemente rápido. Quando fiz o pedido, ele já estava me esperando antes que eu terminasse de falar. A caixa estava quentinha, esquentando nas minhas mãos a expectativa de provar!






Ainda procurei uma mesinha lá dentro, mas não havia nem meio lugar, quem dirá, dois. Segundo Mariana, minha consultora para assuntos portugueses (acabei de nomear!), é sempre assim: a casa está sempre com lotação máxima.

Fomos procurar um lugarzinho na grama lá fora da casa, mesmo. Quando abri minha embalagem, percebi que ela vinha ainda com “sachêzinhos” de açúcar e canela, para acompanhar.

Não tem o que dizer, ele é leve e ao mesmo tempo suculento. Não sei explicar. Só que é muito gostoso e valeu a pena a experiência de conferir. Eu já havia provado quando meus pais foram à Lisboa pela primeira vez, e já havia gostado. Entretanto, provar o pastel fresco e quente ainda, faz toda a diferença.

Mas, devo acrescentar que continuei saboreando os pastéis nos outros dias de viagem, direto do frigobar, geladinho, mesmo. Porque, vou te contar, Pastel de Belém, é melhor fresquinho, mas é bom de qualquer jeito.





Um comentário:

  1. Opa, consultora oficial para assuntos aleatórios, prazer.

    ResponderExcluir