quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fado em Lisboa



Uma das coisas que eu fazia questão de ver em Lisboa era uma apresentação de cantores de fado. Procurei nos blogs algumas indicações de lugares mais simples e espontâneos, daqueles onde canta toda a família, sabe? Elegi uma das casas e saí um dia à caça dela. Qual não foi minha decepção quando não consegui encontrá-la. Como tinha escolhido apenas essa, não levei o endereço de outras e fiquei sem opção.


Mas não desisti, voltei ao hotel e peguei um dos folders disponíveis em cima do balcão. Eu sei, eu sei que seria uma casa para turistas, que não se vê a essência portuguesa nessas casas etc. Mas quer saber? Eu adorei. Ainda vou encontrar uma casa menor e mais familiar, como a gente ouve falar que é a cara de Portugal. Mas o Velho Páteo de Sant’ana foi um dos melhores restaurantes onde já comi. Fomos muito bem atendidos desde a chegada, saboreando um cálice de vinho do porto antes mesmo de entrar no salão, uma vez que um dos três cantores que se apresentariam naquela noite estava cantando e, segundo o garçom, as luzes são reduzidas e a circulação de pessoas também. Enquanto isso, podíamos já escolher os pratos principais, para que fossem adiantados na cozinha.


Depois disso, seguiu-se uma noite agradabilíssima, com ótimas apresentações, pratos de-li-ci-o-sos (o melhor bacalhau que já provei), muita atenção do garçom e lindas lembranças.


Meus pais também tiveram oportunidade de experimentá-lo e retornaram com a mesma impressão.


Gastei um pouco mais do que pretendia, mas como diz meu pai: as coisas só são caras quando não gostamos, e nesse caso, valeu muito a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário