quinta-feira, 14 de abril de 2011

Guia



Esses dias vi um anúncio de guia por Paris. Um guia que te acompanha, ele não te leva, não te transporta, ele te acompanha. Promete conhecer muito da cidade e te instruir sobre os melhores lugares, para visitar, comprar e comer.


Deixa eu falar uma coisa. Eu acho isso um mau negócio para os turistas.


Desculpem-me os guias, mas eu acho mesmo uma furada.


É claro que cada um tem um estilo de viagem e de repente a sua viagem é essa. Mas a viagem que eu gosto e prego, não tem nada a ver com isso, não. E eu explico já, porque:


1) Paris é uma cidade MUITO, mas MUITO fácil de andar. Não tem erro.


2) A grande maioria dos pontos turísticos (se não todos eles, porque eu não conheço tudo) contam com acesso privilegiado. Você não faz nenhum esforço para alcançá-los.


3) A cidade é muito gostosa e oferece zilhares de opções para comer e comprar. Eu não perdi meu tempo em nenhum lugar que escolhi para comer na cidade (e olhe que eu fiz isso em vários lugares diferentes). Tudo bem, há lugares bons e outros melhores, mas para mim, faz parte da viagem descobrir essas opções e carregá-las para sempre no coração como uma feliz descoberta.


4) Como eu disse antes, estou falando do meu estilo de viagem e nele não tem muito espaço para compras. Eu sempre gosto de procurar coisas diferentes, mas elas surgem no caminho dos meus passeios. Não perco um dia inteiro à caça de coisas para comprar (já fiz isso! Never more!), por isso, não me interesso por endereços de compras.


5) Além disso, viajo sempre com meu marido. Não quero uma terceira pessoa nesses momentos. É muito bom curtir a nossa intimidade e fazer as coisas no nosso tempo, do jeito que quisermos.


Por essas e outras, acho uma furada pagar dezenas de euros pela companhia de uma pessoa que promete te mostrar lugares legais, numa terra repleta deles. C’est pas nécessaire.


Nenhum comentário:

Postar um comentário