terça-feira, 23 de junho de 2009

Uma casa portuguesa com certeza

Para a minha primeira refeição em Lisboa, procurei um restaurante que me parecesse bem típico. Eu queria algo bem local, simples e aconchegante.

Depois de descer na estação Cais do Sodré, eu fui em busca de algo assim em meio aos casarões, próximo à saída do metrô. Não precisei andar muito para encontrar o Restaurante Adega Triunfo. Pequeno, limpo, com apenas uma mesa ocupada e com um bacalhau com vegetais anunciado no cardápio a 8,50 euros, me ganhou.


Um senhor, que depois percebi ser o dono, se virou ao entrarmos e chamou o garçon, que antes mesmo de cumprimentar, já havia colocado na mesa pães e queijos frescos. O restaurante continuou vazio e, ao som do jogo de futebol que passava na televisão, demos conta da entrada acompanhada de um Borba, por sugestão da casa.

O bacalhau não demorou muito. Veio com folhas e batatas, tudo cozido no vapor e apesar de não ter molho ou outro acompanhamento, seu tempero era delicioso. Foi uma ótima primeira impressão da culinária local. Comemos muito, saímos satisfeitos e bem tontos depois de uma garrafa de vinho, tudo por 29 euros.




Mais tarde, quando estávamos terminando o almoço, a esposa do proprietário deixa a cozinha com seu prato na mão, nos cumprimenta e senta-se ao lado dele para almoçar também. Fala a verdade, é ou não é uma casa portuguesa com certeza?

Restaurante Adega Triunfo, Rua Bacalhoeiros, 127/129, próximo à Praça do Comércio.

Um comentário:

  1. Assim eu fico com água na boca. Já estou até com vontade de voltar a Lisboa

    ResponderExcluir