domingo, 5 de julho de 2009

A Catedral da Sé


A Catedral da Sé é uma linda igreja, cuja construção levou 76 anos e ocorreu no século XII. Ela fica no alto, no caminho do Castelo de São Jorge, entre os bairros da Baixa e Alfama e como todos os monumentos do período, tem arquitetura e acabamento belíssimos. Ela resistiu a quatro terremotos, tendo sido elevada a Catedral Metropolitana de Lisboa por D. João I, em 1393.


Sua nave é grandiosa, condizente com a filosofia do período, que nos lembrava a grandeza da santidade frente aos homens, meros mortais. Em uma de suas capelas está a pia batismal onde Santo Antônio recebeu o sacramento, que data do século de construção da Catedral.


Por 2,50 euros você pode visitar o claustro que só acho interessante para quem, como eu, é apaixonado por monumentos históricos pela sua...história :) O claustro consegue ser mais sóbrio que o restante da igreja, possui muitos túmulos, alguns do século XIV, e uma escavação arqueológica em andamento, onde é possível ver construções, em diversos níveis, dos mais diferentes períodos, todos indicados em um grande painel à frente do exato local. Devo dizer que esta parte reservada da igreja é linda pela beleza de sua história.


Seja pelo seu valor histórico, pela sua grandiosidade, ou pela beleza sóbria, a Catedral da Sé vale a visita. Como eu já disse antes, ela fica no caminho do Castelo de São Jorge, mas também está próxima da Igreja de Santo Antônio e do mirante de Santa Luzia. De acordo com o site de turismo de Lisboa, você pode chegar até ela através do ônibus número 37 ou dos bondes elétricos número 12 e número 28. Eu cheguei lá andando, passeando depois do almoço e por isso sei tudo que há ao redor da igreja, e, pelo tempo que levei para chegar lá, ganhei de brinde uma linda vista do pôr-do-sol, com participação especial das torres da Catedral da Sé :)

Um comentário: