domingo, 21 de junho de 2009

Metropolitano de Lisboa


Assim como todas as grandes capitais da Europa, Lisboa tem um ótimo sistema de transporte público, capitaneado pelo seu metrô. Com ele, é possível alcançar diversos pontos da cidade de forma rápida e segura.

O metrô de Lisboa é considerado um projeto recente - foi inaugurado em 1959 - se comparado com outros sistemas, como o de Paris, construído em 1900, ou ainda o de Londres, que data de 1863. Por isso, ele não tem acesso direto a muitas atrações turísticas, como acontece nestas últimas capitais. Entretanto, ele permite alcançar as proximidades dos principais monumentos e traz outras vantagens por ser mais novo.

Uma delas é o fato de que suas instalações são mais modernas e confortáveis. As estações são, em geral, amplas, bem iluminadas, relativamente próximas à superfície (não há milhares de degraus separando a calçada da plataforma de embarque, o que significa uma ajuda enorme quando se carrega muitas malas ou sacolas). Outra vantagem é a de que os trens são novos e a rede é mais simples de entender e, portanto, de utilizar, porque ainda é pequena. Também pude ver seguranças em quase todas as estações, assim como pessoal da empresa responsável pelo metrô, sempre prontos para dar informações e tirar qualquer dúvida.

Algumas estações estão interligadas com terminais de outros meios de transporte. É possível pegar ônibus, trem e até barcos, para diversas localidades.

Durante a minha estada, estas estações foram muito importantes:

Jardim Zoológico -Linha azul: desta estação, é possível pegar um ônibus para o Santuário de Fátima, localizado na cidade de mesmo nome.

Entre Campos - Linha amarela:
daqui é possível pegar um trem para a cidadezinha de Sintra, com seus castelos e cafés que merecem uma visita.

São Sebastião - Linha azul: a estação tem uma saída que leva direto para o interior de uma enorme loja do El Corte Inglés, que te oferece todo o tipo de produtos, um ótimo supermercado, além de várias opções de refeições.

Cais do Sodré - Linha verde: peguei o metrô até lá e desci no antigo centro comercial da cidade, próximo ao Tejo, para apreciá-lo antes de almoçar um bacalhau bem gostoso em um restaurante típico próximo dali.

Também é a partir desta estação que é possível pegar um bonde elétrico para chegar ao Mosteiro dos Jerônimos, visitar a Torre de Belém, o Padrão dos Descombrimentos e até comer um Pastel de Belém quentinho.

Baixa-Chiado - interligação entre as Linhas azul e verde: permite que você saia da estação em meio aos casarões do centro histórico do post anterior, em uma das extremidades da área.

Oriente - Linha vermelha: a última estação desta linha leva ao Parque das Nações, que além de uma ótima estrutura de bares e restaurantes, abriga também o Oceanário de Lisboa, que, assim como tudo descrito acima, merece um post próprio.

Atualmente, por 1,10 euros, você compra um bilhete nas máquinas existentes nas estações. Encosta o cartão no sensor magnético da catraca (não é preciso introduzir o cartão, não) e a partir dali você pode descer em qualquer estação dentro de Lisboa. É permitido todo o tipo de baldeação. Mas atenção: guarde o seu cartão com cuidado, porque você vai precisar dele para sair da sua estação de destino. É preciso fazer o mesmo reconhecimento no sensor, para passar pelas catracas de saída.

Não tem segredo, com o "diagrama da rede do metropolitano" lá em cima, você está pronto para desvendar a cidade. Divirta-se!

Mais informações: http://www.metrolisboa.pt/

Um comentário: