quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Viajando por conta própria – aspectos práticos: A Chegada

Aeroporto de Barajas - Madri (Espanha)



Conversando com amigos no feriado de carnaval, repassávamos nossas últimas viagens e todos os aspectos que os deslocamentos – em especial o primeiro – envolvem.


Aqui vai mais um aspecto pessoal. Como eu não costumo voltar de viagens direto para o trabalho, não me preocupo muito com o cansaço da volta. Estou indo para casa de qualquer maneira. Se não conseguir dormir muito no avião, ou chegar muito tarde, não há problema: estou indo para minha casa, tudo se resolve :)


Mas a ida é especial e na minha opinião envolve questões que devem ser analisadas com cuidado. Primeiro, a escolha de uma boa companhia aérea. Não vou nem falar dos aspectos de segurança de vôo, primeiro porque não domino o assunto e depois porque acho que as nossas opções estão dentro dos requisitos exigidos pelas regras internacionais.


Mas não podemos esquecer que do Brasil à Europa, a viagem é longa... Poltronas mais confortáveis, boa comida e uma tripulação simpática fazem mesmo a diferença quando vamos passar cerca de 8 horas dentro daquele mesmo avião.


Mas pode ser pior: pode ser que precisemos trocar de avião. Conexões e escalas devem ser vistas com toda atenção: qual a companhia aérea seguinte; quanto tempo passaremos no aeroporto à espera do próximo vôo; se as bagagens precisam ser retiradas e despachadas novamente na mudança de vôo. Tudo isso, acredite, pode comprometer o seu humor, logo no início da jornada.


Para isso, vale também o toque de procurar companhias aéreas que operem em aeroportos mais próximos do seu destino. Em algumas cidades, podemos escolher onde vamos pousar e isso pode determinar se o início da sua viagem vai ser esvaziando o bolso ou economizando um “troquinho”.


Acertados todos os aspectos técnicos de aviões e aeroportos, chega a hora de conferir os horários. Aprendi para sempre (amém!) que as minhas viagens precisam ter horário de chegada bem definidos. É muito importante saber se o seu dia de chegada será apenas isso ou será um dia de passeio e de início da estada.


Falo isso porque vejo que muitos de meus amigos que vão viajar pela primeira vez sozinhos, cometem esse erro que eu também já cometi: achar que vamos desembarcar e iniciar a viagem. Esquecemos de aspectos importantíssimos e que podem ser pensados com antecedência para evitar aborrecimentos:


- o desembarque – aqui não tem jeito, é esperar aquela fila afoita do avião se mexer para deixar seu primeiro hotel da viagem.


- a imigração – leve tudo o que pode precisar. Alguns países pedem mais, outros pedem menos. Por via das dúvidas, tenha à mão tudo: reservas de hotéis (em todos os países onde você for pernoitar); passagem de volta; cartão de crédito válido; documento de identificação profissional, (se você tiver) e claro: seu passaporte válido (com visto, se assim for exigido), para receber aquele carimbo tão especial.


- o recolhimento das bagagens – identifique sua mala de modo diferenciado. Agilizar esse momento de espera, depois de uma viagem tão longa, é de grande ajuda para um início de férias feliz. Pode ser com uma mala verde-cana, pode ser com fitinhas do Senhor do Bonfim atadas à alça; não importa. Se você puder identificá-las de longe, é o que interessa.


- escolha do meio de transporte para o hotel – quando escolher o aeroporto, se for o caso, já verifique a possibilidade de sair de lá de metrô, de táxi ou de ônibus. Não esqueça de levar em conta nessa escolha: a distância, o valor do transporte e o tamanho das suas malas.


- check in no hotel – verifique, no momento da sua reserva, a partir de que horário seu quarto estará disponível. Dependendo da hora da sua chegada, isso pode evitar longos momentos de espera por um banho no hall do hotel.


Além de tudo isso, não esqueça nunca: pondere o clima, a língua, até a claridade no momento do desembarque (confie em mim: procurar um hotel em um bairro desconhecido à noite é muito mais complicado), todas essas variáveis podem influir na sua chegada.


Com um pouco de cuidado e atenção, podemos fazer da nossa viagem à Europa um momento inesquecível, da melhor forma possível e desde a chegada.

Um comentário:

  1. E sou eu aqui de novo =D
    Desejo uma ótima semana e muitos novos posts, estava com saudade de te ler por aqui.

    Beijos geladinhos!

    ResponderExcluir